Entregas GRÁTIS a partir de 39€, em Portugal Continental Ver alterações COVID-19

Eis Porque As Plantas em Interiores Te Fazem Feliz

Mulher a trabalhar no quarto com plantas em computador portátil

Eis Porque As Plantas em Interiores Te Fazem Feliz

Sabemos que as plantas interiores são decorativas e que purificam o ar. Mas elas são muito mais do que isso. As plantas fazem a nossa vida mais radiante e alegre. Quando presentes na nossa casa ou trabalho, elas acrescentam vida, cor e textura às divisões mais inanimadas e inertes. A presença das plantas é terapêutica e, segundo vários estudos, ajuda-nos a manter o foco e a lidar melhor com o stress.

Plantas de Interior Com Boas Energias? Sim, É Algo Real

A nossa predisposição para amar plantas tem um nome: Biofilia. Pode definir-se como a nossa tendência para preferir ambientes naturais, como resultado da evolução da espécie humana. A ciência mostra-nos que, dado termos uma afinidade tão grande com as plantas, a sua ausência nas nossas vidas pode mesmo causar um bem real stress físico e mental.

Hoje em dia, as pessoas passam a maior parte do seu tempo no interior de edifícios. Isto é especialmente verdade nas zonas urbanas, onde a nossa interacção com a natureza é drasticamente reduzida. Recrear o ambiente natural nos espaços interiores é uma necessidade que os seres humanos já sentem e fazem há milhares de anos. É o caso dos famosos Jardins Suspensos da Babilónia, uma das sete maravilhas do mundo antigo, construídos por volta do ano 610 A. C. a mando do Rei Nebuchadnezzar II, para, supostamente, acalmar as saudades que a Raínha Amytis, sua esposa, sentia da paisagem rural da sua terra natal.

As Plantas Fazem-nos Sentir Bem

Ter plantas em casa, ou no trabalho, é bom para a nossa saúde – e não é apenas pela sua beleza. Porquê? Durante o dia, elas fazem o oposto do que nós fazemos quando respiramos: libertam oxigénio e absorvem dióxido de carbono. Isto não só refresca o ar, como também elimina toxinas nocivas do ambiente interior. Pesquisas conduzidas pela NASA, revelaram que as plantas de interior podem remover até 87% das toxinas no ar em 24 horas. Vários estudos comprovaram ainda que as plantas em interiores melhoram a concentração e a produtividade (até 15%!), reduzem o stress e melhoram o nosso humor, fazendo delas perfeitas para ter, não só em nossas casas, mas também no trabalho.

Quantas mais plantas, maior é o efeito benéfico. No ambiente de trabalho, coloca algumas plantas junto, ou em cima da secretária. Elas ajudarão a regular a humidade e a aumentar os teus níveis de optimismo. Observar a beleza verdejante das plantas ajuda-nos a sentir mais calmos e relaxados.

Um jardim interior pode tornar-se no teu refúgio do mundo exterior e uma fonte de prazer. Seja num pequeno apartamento, ou numa casa grande, ao introduzir certas plantas em casa, começarás a sentir melhorias na saúde e maior sensação de bem-estar. Para além de melhorar o humor e do efeito calmante, as plantas podem ainda ajudar com a solidão e a depressão. De facto, cuidar de um ser vivo dá-nos um propósito e é muito recompensador, em especial quando vemos essa forma de vida a crescer e saudável.

Na Urban Jungle estamos constantemente em busca de soluções de design simples e eficazes, para incorporar as plantas mais adequadas nos ambientes interiores da nossa vida diária. Connosco é fácil e seguro comprar plantas online, e começar a trazer mais verde e oxigénio às nossas casas. Os nossos serviços para empresas ajudam a transformar startups, espaços de cowork, escritórios, cafés e lojas, em locais mais produtivos e tranquilos. Acreditamos que respirar ar puro é um direito de todos, em qualquer local.

Alexandre Guerra
Eng.º Florestal


Referências:

Grinde, B.; Patil, G.G. “Biophilia: Does Visual Contact with Nature Impact on Health and Well-Being?” International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 6, no. 9, 2009, pg. 2332-2343.

Jumeno, Desto and Hiroshi Matsumoto. “The Effects of Indoor Foliage Plants on Perceived Air Quality, Mood, Attention, and Productivity.” Journal of Civil Engineering and Architectural Research, vol. 3, no. 4, 2016, pg. 1359-1370.

Park, Seong-Hyun and Richard H. Mattson. “Ornamental Indoor Plants in Hospital Rooms Enhanced Health Outcomes of Patients Recovering from Surgery.” The Journal of Alternative and Complementary Medicine, vol 15, no. 9, 2009.

Chang, Chen-Yen Chang and Ping-Kun Chen. “Human Response to Window Views and Indoor Plants in the Workplace.” American Society for Horticultural Science, vol. 40, no. 5, 2005, pg. 1354-1359.

Partilha este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


×