Entregas GRÁTIS a partir de 39€, em Portugal Continental Ver alterações COVID-19

Sobre as Plantas e Como Cuidar

Não há necessidade de trocar logo para um vaso maior. O reenvasamento é sempre um factor de stress adicional para a planta, que já terá que lidar com a adaptação às condições da casa nova. Assim, é aconselhado deixar a planta ambientar-se durante algum tempo e mudar de vaso apenas na Primavera seguinte, ou antes disso, no caso das raízes já se sentirem demasiado apertadas no vaso original (se elas forem muito visíveis nos orifícios do fundo do vaso ou à superfície do substracto).

Ao contrário do nome comum, que varia com cada língua, ou mesmo em cada região dentro de um mesmo país, o nome científico em latim é único e universal em qualquer ponto do globo. Os nomes científicos de cada espécie de planta são atribuídos pelos botânicos que as descobriram, ou que as classificaram em primeiro lugar.

O nome científico de cada espécie é escrito em latim e na forma itálica (ou sublinhado, em alternativa) e é composto por um binómio de duas palavras - a primeira refere-se ao género a que a planta pertence e a segunda à espécie. Pode também citar-se o autor que a classificou, acrescentando o seu nome com letras normais logo após o nome da espécie.

Monstera deliciosa Liebmann

Neste exemplo podemos ver que a famosa Costela de Adão pertence ao extenso género de plantas Monstera e que foi classificada pelo botânico dinamarquês Frederik Liebmann.

Todas as plantas necessitam de luz para conseguirem realizar a fotossíntese e assim fabricar o seu próprio alimento. Algumas são tolerantes a condições de baixa luminosidade, conseguindo prosperar mesmo nessas condições. Na nossa categoria Plantas de interior pouca luz pode encontrar várias boas opções para ambientes mais sombrios.

Os vasos para plantas devem ter orifícios para permitir o escoamento da água de rega em excesso. É o caso dos vasos de plástico de viveiro nos quais as plantas são produzidas. Recomendamos colocar as plantas (com o vaso de viveiro) dentro de um dos nossos vasos decorativos sem furos ("cachepots"), de forma a que a água da rega não estrague o chão ou mobília quando regar as suas plantas.

Descubra na Plantapedia quais são as melhores plantas para casas de banho e porque é que o nosso WC pode ser o local ideal para muitas plantas de interior.

×