Entregas GRÁTIS a partir de 39€, em Portugal Continental

Urban Jungle: 5 Razões Porque Precisamos De Ter Uma

Pateo com plantas - urban jungle

Urban Jungle: 5 Razões Porque Precisamos De Ter Uma

Ninguém duvida que a fantástica folhagem verde das plantas, ou os aromas e as cores das flores são um deleite para os sentidos e contribuem para melhorar o humor. As plantas fazem as pessoas felizes. É um facto conhecido que estar perto de vegetação activa milhões de ligações neuronais no nosso cérebro, fazendo-nos sentir bem! Basta dar um passeio num jardim para notarmos como a natureza das plantas nos faz relaxar e acalmar a nossa própria natureza humana.

Com uma urban jungle em casa, ou no escritório, obtemos o mesmo efeito. Sejam plantas de interior grandes ou pequenas, mais ou menos exóticas, estar perto delas faz a nossa vida melhor. Conheça 5 razões pelas quais precisamos delas.

Como É Que as Plantas de Interior Melhoram a Nossa Vida

Aceleram a Recuperação  de Pacientes

Quartos de hospital com plantas, assim como as vistas agradáveis de jardins, ajudam os doentes a curar mais rápido. Os escritórios com plantas registam uma taxa de absentismo dos funcionários mais baixa. Para além do efeito calmante e de bem-estar nas pessoas, as plantas melhoram a qualidade do ar interior, devido à sua capacidade de absorver o ar poluído e de libertar oxigénio em troca. São conhecidos ainda outros benefícios de saúde:

  • Redução da tensão arterial
  • Menor stress
  • Sistema imunitário reforçado
  • Melhor humor
  • Sono melhorado

Melhor Desempenho e Mais Energia

As plantas trazem-nos sentimentos de vitalidade e melhoram o nosso estado de espírito. Sentimos o efeito subliminar das plantas em forma de felicidade e de espírito positivo. Um ambiente que inclua elementos naturais e plantas torna-nos mais optimistas e faz-nos sentir mais activos. A nossa mente necessita de ser estimulada e uma das melhores formas de o conseguir é trazendo a natureza do exterior, para o interior, com as plantas.

Sentimo-nos Mais Relaxados

Biofilia significa a ligação que temos à natureza. Contemplar nuvens brancas a percorrer o céu azul, sentir o vento a soprar suavemente, os aromas das flores e da terra molhada – todas estas coisas tocam profundamente na nossa própria essência. Construir uma urban jungle nos nossos interiores, restabelece a conexão biofílica perdida pela vida citadina, produzindo um efeito calmante igualmente poderoso. Estamos ligados às formas, cores e sons da natureza, e é por isso que elementos, como as plantas de interior e os jardins verticais, nos trazem paz. O stress é assim minimizado através do poder relaxante das plantas.

Melhoram a Nossa Memória e Concentração

As plantas ajudam as pessoas a concentrarem-se nas tarefas do dia-a-dia, seja em casa ou no trabalho. Segundo um estudo da Universidade do Michigan nos E.U.A., a retenção da memória aumentou 20%, quando em presença de plantas, tendo um efeito positivo nas capacidades de aprendizagem. A natureza tem um efeito estimulante sobre os sentidos e a mente, o que por sua vez, melhora as capacidades cognitivas. O desempenho no trabalho é melhorado, torna-se mais eficaz e de melhor qualidade, com plantas por perto. Colocar plantas em espaços interiores, onde as pessoas as possam ver, é uma das melhores formas de dar vida a um ambiente estagnado e morto. Está demonstrado que, mesmo apenas uma pequena planta numa secretária, contribui para a capacidade de concentração e para diminuir a taxa de absentismo dos funcionários.

Uma Urban Jungle Reduz o Ruído de Fundo

A vida da cidade é barulhenta. Trânsito, obras na rua, sopradores de folhas e todo o tipo de ruídos contribuem, todos os dias, para um ambiente urbano pouco pacífico. Os ruídos constantes são uma importante fonte de stress diário. Há já muito tempo que se sabe da efectividade das plantas no exterior, usadas como minimizadoras do ruído. As plantas e as suas folhas absorvem o som e reflectem o ruído de fundo, contribuindo para uma atmosfera interior mais calma. Colocar plantas de interiores grandes, ou altas, em vasos junto a janelas, ou em áreas estratégicas onde queremos esbater o nível de ruído, é um dos principais factores a levar em conta num projecto de paisagismo de interiores.

Alexandre Guerra
Eng.º Florestal

Partilha este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *