Entregas GRÁTIS a partir de 39€, em Portugal Continental

3 Dicas Fundamentais para Calatheas Saudáveis

Calathea jungle velvet

3 Dicas Fundamentais para Calatheas Saudáveis

Se há planta que qualquer entusiasta de Urban Jungles tem que ter é a Calathea. São plantas lindas, fáceis de encontrar, economicamente acessíveis e que ficam bem em qualquer canto da casa, desde que disponham das condições certas. Além disso, existe uma grande diversidade de tamanhos, formas e cores.

Não gostam de sol direto e necessitam que a humidade da divisão esteja sempre elevada para se manterem felizes. São das plantas mais exigentes no que toca à rega – a água deve ser o mais pura possível.

Pode até parecer simples, mas a verdade é que estas plantas são um pouco “divas” e exigem mais alguma atenção que outras plantas tropicais. Mas calma, com as condições e cuidados certos pode tê-las perfeitamente em sua casa, e apostamos que as vai adorar.

Eis os fatores fundamentais para manter as Calatheas felizes e saudáveis aí em casa:

Humidade

É um dos elementos mais importantes para elas se sentirem em casa, na sua casa. Antes de comprar estas plantas, verifique primeiro a humidade na sua habitação. Se tem uma casa demasiado seca, o desafio pode ser maior, mas nada que um humidificador ou outros meios não possam resolver.

Para estas plantas, a humidade deve estar entre os 50 e os 70%. Pouca humidade é um problema, mas muita também o poderá ser. Além da humidade, as Calatheas são sensíveis às temperaturas e não simpatizam muito com o inverno nem com o verão. As temperaturas ideiais para elas são entre os 15 e os 23º Celsius.

Se a casa tem pouca humidade, além dos humidificadores, há outros métodos para aumentar a humidade nas divisões.

Um deles é colocar búzios e conchas por cima do substrato. Assim, sempre que regarem as plantas, os búzios e conchas enchem-se de água que irá, posteriormente, evaporar e aumentar a humidade. Outra alternativa é colocar frascos de vidro com água à volta das plantas para a água ir evaporando. Há quem utilize pratos de terracota. Um outro método, e se tiver espaço, é colocar a roupa a secar na mesma divisão que estas plantas estão.

No nosso clima, a altura mais problemática relativamente à humidade do ar é durante o verão, quando ela é mais baixa. No inverno, a menos que tenha algum tipo de aquecimento central ligado a maior parte do dia, o nível de humidade em casa deverá ser suficiente para as Calatheas.

Rega

Este é dos pontos mais importantes para que as Calatheas possam estar o mais saudáveis possíveis. Ao contrário da maioria das plantas, em que podemos regar com água diretamente da torneira e enquanto o substrato está húmido, o método de regas delas são completamente diferentes. É muito muito importante terem a rega em conta.

Antes de decidirem regá-las, verifiquem primeiro como está o substrato. Quando verificar o substrato, tente ir um pouco mais além da superfície. Pode ser testado com um dedo, ou com um medidor de humidade do solo. Muitas vezes, a parte superior do substrato pode parecer seca, mas mesmo no fundo do substrato pode ainda estar muito húmido.

O substrato deve estar quase seco (não húmido como na maioria das plantas para que as raízes não apodreçam). Se há plantas cujas raízes podem apodrecer muito rapidamente, são estas. Costumamos dizer, mais vale rega a menos que rega a mais, mas com estas esta frase não se aplica muito bem. Por isso, reservem sempre um momento para perceberem se elas precisam ou não de serem regadas.

Um último pormenor quanto à rega destas plantas. A água deve ser mais limpa possível! Água destilada, da chuva ou água acumulada dos desumidificadores, são algumas das melhores e mais fáceis formas de obter água de qualidade para as Calatheas. Estas plantas não devem ser regadas com água da torneira, já que a acumulação de sais e mineiras nela presentes, poderão ser-lhes prejudicial.

Luz

As Calatheas nunca poderão apanhar sol direto. São plantas que adoram receber muita luz natural difusa, não direta. Não convém tê-las no fundo das divisões, que normalmente são sempre mais escuras.

Nos dias mais cinzentos de inverno, pode tentar ver se elas se adaptam bem junto a uma janela. É um ótimo lugar, mas cada planta é uma planta, por isso é testar e tentar perceber qual é o melhor local para as ter em sua casa.

Atenção que no verão, mesmo sem apanharem sol directo, as Calatheas podem sofrer se estiverem sujeitas a demasiada luz. Nesse caso, é aconselhável afastá-las um pouco mais das janelas, até porque são locais que se podem tornar demasiado quentes para estas plantas.

Estes são os três factores, que a nosso ver, são os mais importantes para ter Calatheas saudáveis. Podem não ser plantas tão fáceis como outras, é certo, mas não é impossível e será muito recompensador vê-las felizes e vistosas em sua casa. Seguindo os cuidados que descrevemos, vai certamente conseguir tê-las no seu melhor. Prometemos que valerá a pena a atenção extra, e que as suas Calatheas se tornarão nas estrelas da sua urban jungle pessoal.

Plantodependente

Celso Teixeira e Diogo Gomes

Partilha este artigo

Comments (8)

  • simone Reply

    Olá, queria perguntar se as folhas curvarem-se para baixo é comum? Vi que a zebrina da foto esta assim e tenho uma, de porte grande, como a zebrina (ninguém soube me informar o nome dela) esta com as folhas do mesmo jeito.

    03/04/2021 at 01:15
    • Alexandre Reply

      Olá Simone, as folhas das Alocasias podem pender devido a uma variedade de razões: falta de água, luz insuficiente, ou demasiado frio!

      28/05/2021 at 12:21
  • Silvia Correia Reply

    Boa tarde
    No que se refere a água como podemos fazer no verão ? Que nao chove, nao tenho agua do desumificador.
    Qual a alternativa à agua destilada?
    Podemos ferver a água?
    Podemos dar agua engarrafada?

    27/04/2021 at 19:06
    • Alexandre Reply

      Olá Silvia, água engarrafada é uma possibilidade apesar de ser uma opção cara. Regar alternadamente com água da torneira e com água destilada/engarrafada, é uma alternativa e não deverá prejudicar a planta.

      28/05/2021 at 12:17
  • U Reply

    Boa tarde,

    Trouxe uma Calathea pequenina do horto que vem com o substrato muito molhado.
    O vaso e dos pequeninos (5cm).
    Devo transplanta la já?
    Obrigada

    09/05/2021 at 10:23
    • Alexandre Reply

      Olá! Deverá transplantar, para um vaso ligeiramente maior, quando notar que as raízes começam a surgir pelos orifícios no fundo do vaso.

      28/05/2021 at 12:19
  • Sandra Olivença Reply

    Olá, a minha Calathea tem sempre as folhas a ficar amarelas, mesmo as novas que vão nascendo. O que será ? Muita luz? Pouca luz?
    Obg

    07/08/2021 at 23:33
  • Carolina Pereira Reply

    Boa tarde, As minhas calatheas estão a ficar com as pontas queimadas em várias folhas. Estão longe da janela, têm humidade de 68% e são regadas com água destilada… Que poderei estar a fazer de errado?

    10/08/2021 at 10:46

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *