Entregas GRÁTIS a partir de 39€, em Portugal Continental Ver alterações COVID-19

Como Fazer uma Begonia Maculata Dar Flor

Begonia maculata Urban Jungle

Como Fazer uma Begonia Maculata Dar Flor

As incríveis folhas sarapintadas da Begonia maculata são um espectáculo por si mesmas. Com alguns cuidados, é possível que esta magnífica planta nos dê ainda um motivo de beleza extra – as flores.

Fazer uma Begonia maculata florir, mesmo dentro de casa, não é difícil! Tudo o que elas precisam é que lhes demos as condições ideais:

Begonia maculata silverspot flores
Foto de @ejhrap

As begónias precisam de um nível adequado de luz para dar flor – coloca a tua planta num local onde apanhe luz solar filtrada de manhã e sombra da parte da tarde. Perto de uma janela virada a norte, ou a nascente pode ser uma boa opção. Se as begónias tiverem demasiada sombra, investirão os seus recursos no crescimento de novas folhas em detrimento das flores. Nunca a coloques sob sol directo forte, pois queimará as delicadas folhas.

Solo bem drenado é importante – o substracto da planta deve reter bem a água e ao mesmo tempo não encharcar no vaso. Se o solo estiver demasiado compacto, podem fazer-se pequenos furos com a ajuda de palitos compridos para ajudar a arejar.

Fertilizar com adubo líquido adequado – é necessário fertilizar as begónias regularmente e com um fertilizante equilibrado para fazê-las florir quando plantadas em vaso. Durante a estação de crescimento (na Primavera e Verão), fertiliza a planta 1 x por mês com adubo líquido 20-20-20.

Não coloques a begónia num vaso demasiado grande – a floração é mais intensa quando a planta sente as raízes um pouco apertadas no vaso. Se o vaso for grande demais, existe ainda maior probabilidade de água se acumular demasiado e assim levar ao apodrecimento das raízes.

Corta as flores velhas para promover nova floração – se houverem flores velhas, corta-as com uma tesoura ou com as mãos, até ao botão, ou folha imediatamente abaixo da flor velha. Isto fará com que a planta canalize energia para a formação de novas flores em vez de se concentrar na produção de semente.

Descobre mais sobre a Begonia maculata no site da Urban Jungle.

Alexandre Guerra
Eng.º Florestal

Partilha este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


×