Entregas GRÁTIS a partir de 39€, em Portugal Continental Ver alterações COVID-19

O Que PRECISA Saber Antes de Comprar Uma Planta de Interior!

Comprar plantas de interior

O Que PRECISA Saber Antes de Comprar Uma Planta de Interior!

Quem não gosta de ter plantas em casa? Todos nós gostamos, mas às vezes queremos ter tanto uma selva urbana que nos precipitamos ao comprar e trazer as plantas para casa. Mas será que a planta é indicada para viver nas condições das vossas casas?

Neste artigo iremos mencionar três fatores que precisa obrigatoriamente de saber antes de comprar qualquer planta para o interior da sua casa. Vamos lá!

O primeiro fator que temos de ter SEMPRE em atenção é a luz.

Para nós, que vivemos no hemisfério norte, temos que ter em conta que a maior parte da luz irá incidir no lado sul da nossa casa. Ou seja, na altura em que o sol estiver mais a sul, será mais forte.  

Por isso, temos que observar a orientação geográfica das nossas janelas e a “movimentação” da luz nas divisões em que pretendemos ter as plantas. Irá ter luz de manhã? Terá luz da tarde? E ao final do dia? Apanhará luz direta? Estas são algumas das questões importantes que devem ser respondidas antes de decidirmos comprar uma planta. Se tiver isto em conta, irá escolher a planta de interior indicada sem correr o risco desta morrer, seja por falta de luz ou por luz a mais.

O segundo aspeto a saber, antes de comprar as plantas, é perceber quanto tempo livre terá para elas.

As plantas, como qualquer outro hobbie, requerem tempo e precisam de ser cuidadas, alimentadas e regadas regularmente. Ter especial atenção às pragas. Isto requer tempo, principalmente se tivermos muitas plantas espalhadas pela casa. É sem dúvida um fator eliminatório que vai influenciar o tipo de planta que comprar.

 Há plantas que requerem um maior cuidado, ou porque precisam de uma percentagem específica de humidade no ar ou porque facilmente apanham pragas. É importante ter a noção que teremos de despender pelo menos 30 minutos duas a três vezes por semana. Se você for uma pessoa que viaja muito ou fica fora da sua casa por vários dias tem que pensar se tem alguém disponível para cuidar das plantas enquanto estiver fora. Tal como um animal de estimação, as plantas não podem ser deixadas sozinhas dentro de casa por muito tempo, senão começam a enfrentar diversos problemas. Nos casos extremos, poderá levar à sua morte.

Para quem dispõe de pouco tempo, ou que viaje com frequência, os cactos e suculentas são boas opções. Estas plantas são muito pouco exigentes ao nível de cuidados e são resistentes a períodos mais longos sem rega.

Gostar de plantas não chega para tê-las na sua casa. Este aspeto é um dos mais importantes que tem de ter em conta. Este hobbie, como chamamos, requer muito tempo diário/semanal e muita dedicação. Por isso, antes de comprar as plantas que tanto deseja, veja quanto tempo terá disponível para dar-lhes a atenção, amor e cuidados que elas precisam.  

O terceiro e último fator que precisa ter em conta é a limpeza das plantas.

A limpeza das folhas é muito importante para as plantas. E porquê? Ao longo dos dias, estas fazem a função de painéis solares, convertendo a luz em energia. Este processo é conhecido como fotossíntese. Ou seja, mais sujidade, menos energia produzida e consequentemente, mais lento é o crescimento.

A produção de energia não é a única a ser afetada. As folhas têm “micro-poros”, chamados de estomas, que se encontram maioritariamente nas partes de baixo das folhagens. Estes têm como principal função a troca de gases e ajudam a planta a respirar, literalmente. Na eventualidade de não haver uma limpeza regular, os micro-poros serão entupidos ou cobertos pelo pó das folhas.

Mas não se preocupe! Dos três fatores acima mencionados, este é o mais fácil de se solucionar. Basta incluir a limpeza das folhas na rotina das tarefas domésticas, fazendo uso de pequeno pano húmido.

Todas as plantas requerem muito tempo, atenção e cuidados, tal como qualquer outro ser vivo. Por isso, antes de comprar alguma planta tenha sempre em atenção os cuidados anteriormente mencionados. Só assim poderá ter plantas saudáveis e lindas na sua casa, tal como sempre quis. Plantas felizes, donos felizes!

PlantoDependente

Celso Teixeira e Diogo Gomes

Partilha este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


×