Entregas GRÁTIS a partir de 49€ em 24h-72h

Descobre as 6 Melhores Plantas Para Casas de Banho

Descobre as 6 Melhores Plantas Para Casas de Banho

Será possível ter plantas felizes em WCs? Quais as melhores plantas para casas de banho? Continua a ler para encontrar a resposta a estas dúvidas comuns.

Todos nós que gostamos de plantas sonhamos em poder ter uma casa que se assemelhe a uma floresta tropical e o WC não é exceção. Felizmente, a maioria das plantas de interior são plantas tropicais e, por isso, adoram e têm melhor desempenho em climas com níveis de humidade elevados. As casas de banho são então ideais para as plantas, já que têm em média mais 15% de humidade que as restantes divisões da casa.

Nem todos temos a sorte de ter condições óptimas nas nossas casas de banho para conseguir criar uma minifloresta, quer devido à pouca luz natural, quer devido à falta de espaço. Por essa razão, partilhamos de seguida as seis melhores plantas para casas de banho, que consideramos imprescindíveis para criar a mini selva que todos desejamos.

Maranta leuconeura ‘Fascinator’

Plantas para casas de banho - Maranta em WC

A família Marantaceae é indicada para climas húmidos e com pouca ou média luz natural. As Maranta leuconeura, por serem pequenas e com cores vivas, são plantas perfeitas para ter em qualquer casa de banho. São conhecidas por se mexerem consoante a humidade e a luz, por isso irá ter uma planta que está em constante movimento ao longo dos dias.

Estas plantas vivem em climas de pouca luz e de muita humidade, pelo que o ambiente de uma casa de banho é perfeito para elas. Precisam ser regadas com águas puras (água destilada, água da chuva, água de desumidificador, etc.) porque são super-sensíveis aos fortes minerais e químicos que se encontram nas águas tratadas, nomeadamente na água canalizada. Têm a vantagem de serem mais fáceis de cuidar que as suas primas Goeppertias (Calatheas), por isso é ótima para “treinar” antes de comprar Goeppertias.

Calathea triostar

Folha de Calathea triostar Urban Jungle comprar

A Calathea triostar, de nome científico Stromanthe sanguinea, é uma das mais vistosas e decorativas plantas de interior que se podem encontrar. Cada folha é ligeiramente diferente, com os tons variegados de creme, verde e rosa, em combinação esplêndida com as cores purpura e rosa da página inferior. Estas plantas crescem no sob coberto de densas florestas onde o sol tem dificuldade em penetrar, estando por isso bem adaptadas a condições de luminosidade fraca e de humidade elevada. Estas características fazem delas óptimas opções de plantas para casas de banho.

Para além do oxigénio que produzem e do dióxido de carbono que absorvem do ar, as Calatheas são ainda excelentes plantas purificadoras do ar, capazes de remover diversas toxinas presentes no ar interior das nossas casas ou espaços de trabalho.

Da mesma forma que as restantes Marantas, a Calathea triostar tem uma característica peculiar: as folhas fecham-se sobre si mesmas quando a luz do dia começa a desaparecer. Assim, estas plantas têm um ritmo próprio, diurno e nocturno, valendo-lhes a fama de serem “plantas que rezam”.

Epipremnum aureum

As Epipremnum aureum, ou giboias como habitualmente são chamadas, podem ser usadas como trepadeiras ou plantas pendentes. Isto dá-lhes muita versatilidade porque podem ser penduradas no teto, colocadas numa estante ou até mesmo deixá-las crescer pelas paredes ou por tutores. Esta versatilidade torna-as especialmente adequadas a casas de banho, que são muitas vezes divisões com áreas reduzidas.

Pelo facto de serem trepadeiras e terem um crescimento muito rápido, são ótimas para colocar a folhagem dentro de um poliban ou banheira, dando uma sensação de floresta tropical. Quanto ao vaso da mesma, não precisa de estar dentro da banheira. Essa é uma das vantagens de ser uma trepadeira.

Assim, as Epipremnum aureum são plantas de interior que adoram humidade e que podem viver com pouca ou muita luz natural, sendo por isso excelentes plantas para casas de banho.

Nephrolepis exaltata

Nephrolepis exaltata, conhecida como feto ou samambaia havaiana, é uma das plantas de interiores mais utilizadas e das que mais embelezam qualquer casa de banho. Junta-se a isso, o facto de adorarem humidade e crescerem muito, o que poderá dar volume a um WC mais vazio.

Uma característica destas plantas é não precisarem de ser plantadas em vasos convencionais, porque na natureza podem crescer em troncos de árvores. Por isso, podemos plantar em musgo ou em casca de árvore e serem utilizadas como peça pendente ou pregada à parede.

Regra geral, são plantas que gostam de luz média. Por essa razão, não se aconselha que estejam em casas de banho com pouca luz natural.

Tillandsia ionantha

Conhecidas como plantas aéreas por não necessitarem de solo para crescer, as Tilandsias são plantas perfeitas para as casas de banho. Necessitam de muita humidade e por não estarem em vasos podem ser postas nos vários cantos da divisão, inclusive dentro do poliban ou banheira. São plantas que se adaptam e crescem bem, tanto com pouca como com muita luz.

Em comparação com outras plantas aéreas, a Tillandsia ionantha requer poucos cuidados e é uma das plantas mais populares entre as tilandsias. Com as condições certas, pode até dar uma flor roxa, embora nesta espécie as flores não sejam muito vistosas.

Alocasia zebrina

Alocasia zebrina urban jungle

As Alocasias são plantas de interior que precisam de humidade para serem felizes e saudáveis, principalmente na altura de produção de folhagem, já que consomem muito mais água.

Uma particularidade das Alocacias zebrinas é o seu caule com um padrão chamativo, que combina muito bem como elemento decorativo das vossas casas de banho. Por ser esguia, cabe perfeitamente nos pequenos espaços de um WC.

Quanto à luz, assemelha-se às de cima. Precisa de luz média e não é por isso indicada para casas de banho com pouca luz natural.

Estão apresentadas as seis melhores plantas para casas de banho. Certo é que não nos podemos esquecer que apesar de estarem num ambiente mais húmido, a rega não pode NUNCA ser negligenciada.

Além da rega, a luz é outro fator importantíssimo para que as plantas de interior cresçam saudáveis e felizes, sendo fundamental para a sobrevivência de qualquer planta. A luz indicada de uma divisão será sempre aquela em que se pode ler um livro, sem esforço e sem o auxílio de uma luz artificial. Se conseguires ler, poderás colocar plantas na tua casa de banho e ter a minifloresta tropical que sempre quiseste!

PlantoDependente

Celso Teixeira e Diogo Gomes

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *