Entregas GRÁTIS a partir de 49€ em 24h-72h

Como Fazer uma Begonia Maculata Dar Flor

Begonia maculata Urban Jungle

Como Fazer uma Begonia Maculata Dar Flor

As incríveis folhas sarapintadas da Begonia maculata são um espectáculo por si mesmas. Com alguns cuidados, é possível que esta magnífica planta nos dê ainda um motivo de beleza extra – as flores.

Fazer uma Begonia maculata florir, mesmo dentro de casa, não é difícil! Tudo o que elas precisam é que lhes demos as condições ideais:

Begonia maculata silverspot flores
Foto de @ejhrap

As begónias precisam de um nível adequado de luz para dar flor – coloca a tua planta num local onde apanhe luz solar filtrada de manhã e sombra da parte da tarde. Perto de uma janela virada a norte, ou a nascente pode ser uma boa opção. Se as begónias tiverem demasiada sombra, investirão os seus recursos no crescimento de novas folhas em detrimento das flores. Nunca a coloques sob sol directo forte, pois queimará as delicadas folhas.

Solo bem drenado é importante – o substracto da planta deve reter bem a água e ao mesmo tempo não encharcar no vaso. Se o solo estiver demasiado compacto, podem fazer-se pequenos furos com a ajuda de palitos compridos para ajudar a arejar.

Fertilizar com adubo líquido adequado – é necessário fertilizar as begónias regularmente e com um fertilizante equilibrado para fazê-las florir quando plantadas em vaso. Durante a estação de crescimento (na Primavera e Verão), fertiliza a planta 1 x por mês com adubo líquido 20-20-20.

Não coloques a begónia num vaso demasiado grande – a floração é mais intensa quando a planta sente as raízes um pouco apertadas no vaso. Se o vaso for grande demais, existe ainda maior probabilidade de água se acumular demasiado e assim levar ao apodrecimento das raízes.

Corta as flores velhas para promover nova floração – se houverem flores velhas, corta-as com uma tesoura ou com as mãos, até ao botão, ou folha imediatamente abaixo da flor velha. Isto fará com que a planta canalize energia para a formação de novas flores em vez de se concentrar na produção de semente.

Descobre mais sobre a Begonia maculata no site da Urban Jungle.

Alexandre Guerra
Eng.º Florestal

 

Compartilhar este post

Comentários (7)

  • Rogério Responder

    Olá Alexandre, adorei a matéria. Só gostaria de saber mais sobre a adubação. Esse adubo 20 20 20 é o mesmo utilizado em orquídeas? Eu procurei por ele líquido, mas só encontro em grãos. Tem que ser diluído? Eu devo usar somente na terra ou deve ser aplicado nas folhas?
    Desculpe tantas perguntas, minhas Begônias estão lindas e tenho medo de queima-las.
    Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns.

    21/08/2021 a 23:03
    • Alexandre Responder

      Olá Rogério, o adubo NPK 20-20-20 é indicativo de uma proporção adequada, mas podem ser usados outros, nomeadamente os fertilizantes líquidos para orquídeas ou mais generalistas para plantas de interior. É preferível utilizar na forma líquida em vez de granulado, pois é mais fácil controlar a quantidade. Os adubos granulados são normalmente demasiado fortes para as plantas de interior e podem ser-lhes prejudiciais.

      13/01/2022 a 15:46
  • Virginia Responder

    Alexandre, amei a matéria. Só gostaria de saber mais sobre a adubação. Esse adubo 20 20 20 é o mesmo utilizado em orquídeas? Eu procurei por ele líquido, mas só encontro em grãos. Tem que ser diluído? Eu devo usar somente na terra ou deve ser aplicado nas folhas?
    Desculpe tantas perguntas, minhas Begônias estão lindas e tenho medo de queima-las.
    Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns.

    21/10/2021 a 15:18
  • Marli Responder

    Boa noite,
    Posso plantar direto no solo?

    23/02/2022 a 22:41
    • Isabele Responder

      Pode sim!

      05/04/2022 a 23:35
  • Maria Inácia Marinho Responder

    Tenho begônia asa de anjo a 10 anos, no canteiro e no vaso, porém nunca floresceram, acho estranho, será só por causa da falta de fertilizante?

    26/09/2022 a 17:59
  • Fábio Carvalho Responder

    Ótimo artigo, porém a begônia florida da segunda foto não é a B. maculata ‘Wightii’, como na foto 1, mas sim B. ‘White Ice’.

    04/09/2023 a 17:03

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *