Entregas GRÁTIS a partir de 39€, em Portugal Continental

Fungus Gnats – 5 Dicas Infalíveis Contra os Mosquitos dos Fungos

Fungus gnats mosquito das plantas

Fungus Gnats – 5 Dicas Infalíveis Contra os Mosquitos dos Fungos

Os Fungus gnats, ou mosquitos dos fungos, são pequenos mosquitos pretos com cerca de 2 a 5 mm que aparecem no substrato dos vasos das nossas plantas. Regra geral, damos por eles quando vamos regar ou por qualquer outra razão, mexer na planta e, de repente, temos uma nuvem de mosquitos chatos a zumbir aos nossos ouvidos, a enfiar-se nos nossos olhos e nariz. AAAHHH!!!

Os Fungus gnats estão nos vasos porque costumam depositar os seus ovos em substratos húmidos. Desses ovos, nascem umas larvas igualmente chatas, com cerca de 6 a 7 mm, brancas, que ficam escondidas no substrato e se alimentam das hifas dos fungos aí presentes, daí o seu nome.

Na escassez ou ausência de fungos para se alimentarem (o que é comum nos vasos das plantas de interior), estas terríveis lagartinhas começam a atacar as raízes das plantas e podem levá-las à morte.

Neste artigo, vou ensinar-te 5 truques para prevenir e combater esta praga super chata.

 

 

1. Esterilizar o substrato antes de usar

Se compras substratos baratos em supermercados e lojas não especializadas, a má qualidade de produção e embalamento, pode levar a que transportem agentes patogénicos. Estes podem fazer muito mal às tuas plantas, nomeadamente os ovos e /ou as larvas de Fungus gnats. Esta é a causa mais comum do aparecimento destes bichinhos nas nossas casas, assim como o uso, em casa, de terra trazida do exterior.

A melhor forma de evitares que isso aconteça, sem que tenhas que investir em boas marcas de substrato que são, obviamente, mais caras, é esterilizar a terra antes de a usares. Parece algo bastante técnico e complicado, não é? Não! Basta colocares o substrato num tabuleiro ou tigela, no forno ou no microondas, durante uns minutos até que atinja uma temperatura igual ou superior a 70oC. Isto vai matar qualquer organismo nocivo às tuas plantinhas. Não te esqueças de o deixar arrefecer antes da plantação.

 

Fungus gnats mosquito das plantas

 

2. Manter a camada superior do substrato seca

Como os mosquitos dos fungos preferem colocar os ovos no substrato húmido, é essencial deixá-lo secar entre regas, de forma a não permitir a deposição dos ovos pelos adultos.

No caso de já teres os vasos infestados, trocar os primeiros centímetros de substrato por terra nova pode ajudar muito.

Podes também cobrir a parte de cima da terra com algo que leve essa primeira camada a secar com maior rapidez e facilidade, como por exemplo, areia, perlite, argila expandida, casca de pinheiro ou pedras.

 

3. Manter os Fungus gnats adultos afastados

Usa todo o tipo de repelente de insetos que tenhas disponível para afastar os mosquitos adultos da divisão onde tens as tuas plantinhas. Podes comprar repelentes no mercado, usar canela em pó, difusão de óleos essenciais, óleo de neem e/ou defumações de ervas.

Tudo o que indique a esses zumbidores insuportáveis que devem manter-se longe.

 

Fungus gnats mosquito das plantas
Foto de D. Kucharski & K. Kucharska/Shutterstock

 

4. Eliminar o máximo de adultos que conseguires

O truque de bater palmas é infalível e podes sempre pedir ajuda lá em casa e por a família a fazer a dança do mata-mosquito. Quantos mais adultos conseguires eliminar, menos ovos serão postos nos vasos e menos larvas nascerão.

Existem no mercado diversas armadilhas que podes usar para capturar esses bichinhos voadores. As mais eficazes são umas placas rijas, normalmente amarelas, colantes, própria para apanhar pragas voadoras, que podes colocar mesmo junto ao substrato dos vasos, o melhor local para os apanhares. Podes encontrar estas armadilhas em qualquer loja que venda produtos de jardinagem e horticultura.

 

armadilhas fungus gnats mosquitos
Foto de Diys

Outra solução, menos eficiente na minha opinião, mas igualmente válida são as armadilhas caseiras. Podes, por exemplo, colocar tacinhas com vinagre e açúcar ou cerveja perto dos vasos atacados. Estas soluções vão atrair os Fungus gnats adultos, que assim morrerão afogados no líquido.

 

5. Matar as larvas

Esta é a parte mais difícil. Matar as larvas que estão escondidas debaixo do substrato não é de todo uma tarefa simples, mas também não é impossível. Um dos truques mais referidos é regar com água oxigenada diluída na água da rega.  A água oxigenada vai diminuir a quantidade de fungos na terra e, portanto, tirar alimento às larvas dos Fungus gnats que não se desenvolverão com tanta facilidade. Mas cuidado porque, neste caso, corres o risco de já haver uma grande quantidade de larvas e, na ausência dos fungos, estas atacarem mais depressa as raízes das plantas.

Podes também usar um inseticida na rega. Regra geral, os inseticidas são utilizados em pulverização na parte aérea das plantas, mas em casos de infestações no substrato, alguns também podem ser usados em regas. O mais eficiente neste caso é um inseticida biológico feito à base da bactéria Bacillus thuringiensis que provoca a morte das larvas dos Fungus gnats quando ingerem este produto. Podes encontrar este produto natural em lojas que vendem produtos de agricultura biológica.

Agora que estás preparado para combater estes malvados mosquitos, toca a pôr mãos à obra!!

Ficaste na dúvida de qual dos truques usar? Usa todos!! Todos ao mesmo tempo!! Verás que acabas com essa praga num instante e mais nenhum mosquito vai querer por ovos nos vasos das tuas miúdas.

 

Ana Manuel Mestre (_almoinha_)

 

Partilha este artigo

Comments (3)

  • Patricia Reply

    Queria eu ter descoberto este artigo quando tive infestação em casa. A única solução que encontrei foi trocar a terra das que estavam afetadas! Mas tem um porém: não indico colocarem casca de pinho se vivem em zona úmida. Foi exatamente isso que não permitiu a terra respirar e secar e começaram a aparecer os mosquitos. Também penso que a compostagem da casca serviu de alimento, criando fungos na degradação. Nunca mais, fiquei traumatizada. 😂

    01/03/2021 at 12:03
  • Fábio Carvalho Reply

    pessoal, o artigo é ótimo, mas uma observação: fungus gnats são MOSCAS, e não mosquitos! E são várias espécies, não apenas uma.

    07/03/2021 at 11:22
  • Jamile Silva Reply

    Obrigada por compartilhar vossas dicas. Adotando todas em minha casa, para evitar a infestação agora no outono.

    29/04/2021 at 09:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


×