Entregas GRÁTIS a partir de 49€ em 24h-72h

7 Plantas Que Purificam o Ar

Plantas de interior que purificam o ambiente

7 Plantas Que Purificam o Ar

Nos últimos anos tem aumentado a preocupação com a poluição e as plantas como decoração passaram a ser uma tendência. Será coincidência? A verdade é que estamos constantemente expostos às impurezas do ar e quando chegamos ao nosso lar, queremos viver num ambiente saudável e que nos proporcione bem-estar.

Como tal, porque não optas por uma planta de interior que purifica o ar? Alivias o stress, deixas o teu espaço mais bonito e melhoras a qualidade do teu ambiente interior. Já para não falar que é mais económico do que adquirir outro género de filtros.

A Importância de Ter Plantas Que Purificam o Ambiente

Mesmo no centro das grandes cidades, a qualidade do ar no interior dos edifícios modernos é geralmente bastante pior do que no exterior. A falta de ventilação e o uso contínuo de ar condicionado conduzem à acumulação de compostos potencialmente perigosos. São várias as fontes de substâncias poluentes e tóxicas: materiais de construção, mobiliário, produtos de limpeza.

Segundo um estudo da NASA realizado em 1989, existe um conjunto de plantas que são especialmente eficientes a purificar o ar dentro de casa. Além de absorverem dióxido de carbono e libertarem oxigénio através da fotossíntese, estas plantas limpam o ar, filtrando toxinas e substâncias nocivas potencialmente cancerígenas. São até capazes de remover poluentes do ar como o fumo de tabaco.

Outros estudos demonstram que ter plantas em casa produz uma série de efeitos benéficos, particularmente ao nível da saúde mental de quem lida com elas. Tendo em conta o tempo que passamos em casa devido aos trabalhos remotos e à recente pandemia, faz todo o sentido que tenhas plantas que purificam o ar, para limpar o ambiente em tua casa e tornar a tua vida mais feliz.

Melhores Plantas Purificadoras do Ar

Espada de São Jorge

Plantas que purificam o ar - Sansevieria

Se és daquelas pessoas que se esquece frequentemente de regar as plantas, as Sansevieria são a escolha ideal. A Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) é uma espécie duradoura, resistente e que não requer muitos cuidados, visto que vive bem em condições secas e de baixa luz. Conhecida por gerar oxigénio à noite, é uma excelente opção como planta purificadora do ar para o teu quarto.

Calathea zebrina

Plantas que purificam o ar - Calathea zebrina

Além da sua folhagem original e especial, a Calathea Zebrina é relativamente fácil de cuidar e vive bem em locais sem luz direta do sol. Esta planta purificadora do ar pode ser uma ótima alternativa para cozinhas e casas de banho, tendo em conta que cresce bem em locais com humidade. As restantes Calathea estão igualmente entre as plantas que purificam o ar.

Yucca elephantipes

Plantas que purificam o ar - Yucca

Minimalista e tropical são adjetivos que caracterizam a Yucca elephantipes. De crescimento lento e tolerante a longos períodos sem água, a Yucca é uma excelente ideia tanto para o interior como para o exterior. É uma das plantas que purificam o ar com maior eficiência. Já agora, sabias que a Yucca também é uma planta curadora? Ajuda a curar cortes e arranhões.

Sansevieria masoniana

Plantas que purificam o ar - Sansevieria masoniana

Inconfundível pelas suas largas folhas em forma de barbatana, a Sansevieria masoniana é uma das plantas de interior mais fáceis de cuidar que poderás encontrar. Esta planta absorve toxinas através das folhas e refresca o ar, produzindo oxigénio. As Sansevieria são plantas diferentes das demais, visto que a maioria das plantas libertam dióxido de carbono durante a noite, enquanto que estas produzem oxigénio. Por isto mesmo, pode ser também uma ótima decoração para o teu quarto.

Syngonium podophyllum

Plantas que purificam o ar - Syngonium

As Syngonium são plantas lindas e funcionais. Quem é que não procura uma planta assim?! Uma trepadeira versátil com folhas em forma de coração cor-de-rosa, como a Syngonium Neon Rosa, é fácil de cuidar e purifica o ar removendo compostos orgânicos voláteis tóxicos. Recomendada pela NASA, esta planta elimina principalmente o benzeno e formaldeído e funciona ainda como um humidificador natural do ar interior.

Dracaena Lemon Lime

Plantas que purificam o ar - Dracaena Lemon Lime

Composta por folhas em tons de verde lima, esta planta de interior é resistente e fácil de cuidar. Para além de maravilhosas a decorar a tua casa, a Dracaena Lemon Lime é uma das plantas mais eficientes a remover toxinas e a purificar o ar interior. As Dracaenas podem ser consideradas como um verdadeiro filtro natural, removendo do ar substâncias químicas nocivas como o benzeno, formaldeído e ainda produzindo oxigénio.

Pachira aquatica

Plantas que purificam o ar - pachira aquatica

A árvore do dinheiro que representa os 5 elementos Feng Shui, a água, o fogo, a terra, a madeira e o metal. Há quem diga que esta planta traz fortuna, saúde e prosperidade, por isso talvez seja uma boa ideia colocar uma na tua casa e no escritório. A Pachira aquatica não só é deliciosa ao olhar, como também ajuda a purificar o ar e a regular a humidade, ajudando-te a respirar melhor.

Como podes ver, existem várias opções de plantas que purificam o ar para manteres a tua casa mais colorida e ao mesmo tempo mais natural e saudável. No que toca a libertar a ansiedade e depressão, as plantas purificadoras do ar são um passo em frente para uma nova vida. Todas as plantas são diferentes, mas o objetivo é o mesmo, ter um impacto positivo na tua vida.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *